Terça-feira, 6 de Novembro de 2007
Quando pensei escrever este post estava indecisa quanto ao título. Colocar os meus títulos habituais só com o destino do post ou reforçar que se diz que sou DE Pombal e não DO Pombal?

É verdade sou mesmo de Pombal e tenho este trauma, quando vim para Lisboa a maioria das pessoas referia que eu era do Pombal ou quando chegava ao fim-de-semana que ia para o Pombal. Ficava furiosa! Ainda hoje quando alguém se descai com uma destas ouve logo a minha correcção :) .

Mas isto tudo para vos dizer que vou escrever sobre Pombal e não será tarefa fácil.

E onde é Pombal? Pergunta frequente que ainda me espanta, "Ah, é ali entre Leiria e Coimbra". De facto é mesmo, mas não só isso, é uma cidade do distrito de Leiria, agradável para viver e com muito boa gente!!

Um dos locais de interesse na cidade é a Praça Marquês de Pombal, aqui situa-se a Igreja Matriz, a cadeia velha, a casa onde passou o Marquês de Pombal os seus últimos anos de vida e o Celeiro onde está actualmente um museu interessante para visitar.
Para além disso pode-se visitar o Castelo, monumento mais antigo da cidade. No jardim municipal podem tirar uma fotografia junto do busto do Marquês de Pombal.
Estes locais são os principais, mas se quiserem fazer uma visita mais exaustiva podem consultar o site da Câmara Municipal, que aliás é muito bom, ali têm toda a informação sobre a cidade

A minha terrinha goza de uma óptima localização, para além de estar na Região Centro está pertinho do Mar. O concelho de Pombal até tem praia , o Osso da Baleia.

Onde ficar em Pombal? Na cidade apenas há um Hotel, que aconselho para o alojamento durante a estadia aqui, Hotel Pombalense (perto da estação de comboio e do centro da cidade). Para além disso há umas quantas residenciais e pensões, como a Residencial Senhora de Belém, Terrabela e Residencial do Cardal, são as que me ocorrem de  repente.

Locais para tomar um cafezinho, aconselho o Café Concerto, um bom sítio para passar umas horitas na conversa com o amigos e tem a vantagem de ter uma agenda cultural interessante. Durante o Verão a esplanada junto à biblioteca é também aconselhável. Para a noite os locais habituais são o Buda Bar e o Scó Bar.
Apesar de não ser mesmo em Pombal, a discoteca mais frequentada pelos Pombalenses (quando não vão para fora do concelho) é a famosa e conhecida mundialmente , Palace Kiay .

Como devem imaginar teria muito mais para contar, mas o post já vai grandito , mesmo assim não sei se lêem todo quanto mais se me puser para aqui a divagar...

Para quem frequenta este espaço já deve ter sentido falta das fotos, pois é, incrivelmente tenho poucas fotos da cidade de Pombal. O que encontrei nos meus arquivos foi apenas fotos minhas, de amigos e família. Pode ser que um fim-de-semana destes decida andar pela cidade a tirar fotos, enquanto isso podem ver aqui algumas.

Curiosidades : o feriado municipal é dia 11 de Novembro, dia de São Martinho. As tasquinhas são em Outubro e no último fim-de-semana de Julho são as festas do Bodo.

Passem por lá!!


publicado por JoanaTorrado às 22:40
link do post | comentar | partilhar

5 comentários:
De Isa a 9 de Novembro de 2007 às 18:19
É verdade, eu confirmo! Eu sofri a ira da Joana quando lhe contei que tinha parado na estação de serviço DO Pombal lol

;)


De JoanaTorrado a 12 de Novembro de 2007 às 12:27
Olá Isa.

Foi mesmo. Tu paraste na área de serviço DE Pombal :) eheh.


De ilidio manuel rodrigues lopes a 6 de Outubro de 2008 às 14:29
pombal terra do meu pai eu so angolano e pretendo localiza-lo ele trabalha ou trabalhou na camara municipal de pombal chama-se fernando Rodrgues Lopes


De Patrícia Torrado a 14 de Novembro de 2007 às 15:37
Pois é... somos DE Pombal!

Não é um problema de localização geográfica... é mesmo uma questão de saber ou não saber! É uma questão de aprendizagem e socialização.

De facto, não só em Lisboa mas por todo o país, a maioria de nós conhece ou está socializado com a palavra POMBAL associada a duas relaidades: 1) o pombal dos pombos... hehe (claro!) e 2) o Pombal relativo ao Marquês... o Marquês de Pombal (quem desconhece pode sempre procurar o Sr. na wikipedia).

Para quem está familiarizado com a existência da cidade DE Pombal isto é fácil! Mas, para quem não está eu dou uma ajuda... (afinal não nascemos ensinados... eu pelo menos não nasci!):

- sou DE Pombal (não sou do Pombal)
- estive EM Pombal (não estive no Pombal)
- fui A Pombal (não fui ao Pombal)
- passei POR Pombal (não passei pelo Pombal)

...

Não estou em Pombal mas tenho saudades! Passem por lá - estou certa que vão gostar!


De Shamina a 12 de Fevereiro de 2009 às 14:16
Olá! Também sou da região e muitas vezes ouvi essa mesma "gafe" que ocorre muitas vezes quando as terras têm nomes "masculinos". Gostei muito do seu site e vou colocá-lo como referência no meu site de viagens por Portugal.
Se quiser dar uma espreitadela vá a http://poresseportugalfora.blogspot.com
e Boas Viagens!


Comentar post

mais sobre mim

Para questões relacionadas com o Blog: Enviar email


visitante(s) em linha
pesquisar
 
posts recentes

Chicago - uma cidade fant...

“The Fabulous Las Vegas” ...

Estados Unidos da América

O Mundo das Viagens mais ...

Viena de Aústria

Eurodisney

Paris

Turismês - termos de turi...

Aniversário

De volta!!!!

arquivos

Maio 2012

Dezembro 2011

Agosto 2011

Maio 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Junho 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Agosto 2007

Junho 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

links
tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds