Domingo, 11 de Março de 2007

Numa incursão por terras de África.  Hoje o local de destino é Cabo Verde.
Um conjunto de Ilhas, outrora colónia portuguesa, despertou a nossa curiosidade.
Aterrar na Ilha do Sal é um experiência singular… para quem está à espera de encontrar um paraíso verdejante com palmeiras e praias exóticas é melhor ter calma.
A Ilha do Sal é um pouco árida, embora o verde seja raro, os tons pálidos da terra e da areia contrastam com o azul do mar, que de todo o lado se vê.
Durante uns dias passamos o tempo entre a bonita praia, a piscina do hotel e as pequenas incursões para explorar a ilha.

   

Apesar de não haver muito para visitar, recomendo alguns passeios, nomeadamente uma volta de jipe por toda a ilha iniciada pela manhã. Não esquecer a toalha e vestimenta adequada para o banho.
Durante este passeio avistamos ao longe grande miragens, isto é, tão árido é o solo que o calor provoca ilusão óptica pois pensamos estar a ver água. Seguidamente e por entre solavancos transportam-nos até às antigas salinas, onde em tempos que já lá vão, o sal constituía uma fonte de riqueza deste pequeno arquipélago. Agora inactivas possibilitam-nos tomar, nelas um banho, que nos permite experimentar a sensação de não conseguir ir ao fundo, difícil é pôr os pés no chão quando nos queremos levantar, tal é a densidade do sal na água. Daqui podemos levar bonitas formações em sal com os mais diversos tons, que um jovem vendedor dispõe em cima de uma caixa de madeira, para que os turistas escolham.

  

Salgados até as orelhas vamos de seguida aproveitar para tomar um banho no mar, junto de um pequeno aglomerado de casinhas antigas, onde se ergue uma capela do sec , XIX.
O almoço está prestes a chegar, a temperatura começa agora a aumentar e sente-se o peso do calor.

   

Pouco depois o almoço está servido num aldeamento à beira-mar.
Sol, mar, música suave, comida de bom paladar, povo tranquilo... Assim passaram 4 dias muito agradáveis!
Rumámos depois à Ilha de Santiago, onde chegámos já ao anoitecer. No dia seguinte despertámos numa ilha verdejante, cheia de encostas e colinas. Nos restantes dias partimos à descoberta dos vários pontos de interesse, tais como a Cidade da Praia, capital do arquipélago onde os edifícios ainda se distinguem pelo seu traçado português; a pequena localidade do Tarrafal, onde visitámos as casinhas tipicamente coloniais com telhado de colmo, o pelourinho e a igreja matriz. Não posso deixar de fazer referência ao que resta da Prisão do Tarrafal e dos vestígios das atrocidades ali cometidas!

  

Aconselho quem quiser passar por Cabo Verde a visitar pelo menos duas ilhas, pois se não fosse isso eu não ficaria a conhecer um pouco de toda a enorme diversidade deste país. 


Todo este tempo passado em terras africanas é acompanhado pela música, de onde se destaca a famosa cantora Cesária Évora.
Falta apenas uma rubrica já habitual nos meus posts , a da comidinha :). Aqui sim, come-se muito bem. Inicia-se o dia com um óptimo pequeno almoço recheado de papaia docinha, todas as outras refeições são muito saborosas. Podem provar vários pratos típicos como a cachupa e para sobremesa nada melhor que um pudim de coco. Comer e chorar por mais!

Uma viagem a fazer em qualquer altura do ano, uma vez que o clima é geralmente quente, mesmo a água do mar mantém uma temperatura quente.

Valeu a pena! Querem ir até lá?


publicado por JoanaTorrado às 22:16
link do post | comentar | partilhar

24 comentários:
De Patrícia Torrado a 12 de Março de 2007 às 17:20
Esta viagem foi, de facto, maravilhosa! Pela beleza, pela companhia, pelas belas tardes de descanso e pelas noites divertidas…
Vale a pena pela cultura, pela diversidade, pelos contrates por tudo o que não temos oportunidade de aproveitar no nosso país e no nosso dia-a-dia!
Os passeios são realmente a melhor forma de perceber como se vive neste arquipélago. Não esquecer uma vista ao mercado – muito colorido!!!
Quanto ao tempo, quero só acrescentar que parece haver um grande risco de apanhar dias ventosos. Contudo, pela nossa experiência, arriscamos dizer que o melhor é mesmo o mês de Setembro, não é garantido mas na realidade nós apanhámos uns dias excelentes!!!
Boa viagem a quem se aventurar!
PS – Obrigado, mana, por me fazeres lembrar de dias tão bons!!!

e muito !


De JoanaTorrado a 26 de Março de 2007 às 23:13
Mana :)

É verdade que foi uma viagem agradável.
Obrigada por completares o post. Há sempre coisas que caiem em esquecimento.

Bijinhos


De Alfinete de Peito a 13 de Março de 2007 às 17:13
Fiquei com muita curiosidade de lá ir! As pessoas que lá foram adoraram! O tarrafal tenho curiosidade histórica!

A tua forma de escrever tem melhorado significativamente! :)

Beijocas. Temos dito.


De roadrunner a 13 de Março de 2007 às 22:53
Para quem sempre esteve um pouco renitente relativamente a Cabo Verde, acabou por ficar convencido.
Saudações!


De nuno santos a 14 de Março de 2007 às 23:15
parabéns,

que belas viagens e as fotos deixam-nos com imensa vontade....
Continua a postar coisas interessantes que a malta agradece.

Jocas grandes


De JoanaTorrado a 26 de Março de 2007 às 23:15
Olá :)
Obrigada por acompanhares o meu blog.

Jinhos


De Dulce a 23 de Março de 2007 às 12:19
Olá, no final da próxima semana vou para Ilha de Santiago, podes dar a dica de alguns restaurantes, pq quanto ao passeio já tenho uma ideia, obrigada


De JoanaTorrado a 26 de Março de 2007 às 23:23
Olá.

A maior parte das refeições estavam incluídas nos passeios. No passeio ao Tarrafal (que aconselho) o guia levou-nos a um restaurante sobre a praia para comer cachupa e peixe grelhado.
Se gosta de apreciar uma boa refeição o restaurante do Hotel Pestana Trópico é um dos melhores da Ilha. Aí sim, tem o famoso pudim de coco (é uma delicia).

Uma óptima viagem.
Depois podes partilhar aqui como correu :)


De Denise a 12 de Janeiro de 2009 às 13:26
Boa Tarde
Sera que vocês me poderiam dar umas dicas... Estou a planear ir a Sal com o meu namorado, ambos nunca là estivemos. Queremos visitar varias ilhas de Cabo Verde, onde e como poderemos nos movimentar de uma ilha a outra? Sabem me dizer quanto tempo demora a atravessa?
Entre 27.06 até 11.07 é boa altura para ai fazer as ferias(é Época de chuva ou seca)?

Muito obrigada pela vossa ajuda


De catarina a 15 de Julho de 2009 às 13:58
Olá...
A minha viagem de sonho seria sem dúvida viajar para estes sítios paradisíacos, como é cabo verde ou até mesmo cuba..
Confesso que era um sonho mas tenho medo de andar de avião...
gostava de saber se de lisboa a cabo verde são ao certo quantas horas? e se é uma zona dificil de voar?


De JoanaTorrado a 15 de Julho de 2009 às 14:34
Olá Catarina.

A viagem para Cabo Verde faz-se muito bem :), se não me engano dura 3 horas e meia. Este tempo passa muito rápido, comer qualquer coisa e ver um filmezito nem se sente o tempo passar...

O medo ultrapassa-se pois o prazer que dá viajar compensa. Levar uma revista e não pensar em coisas negativas.

Espero que tenha coragem pois vale a pena!


De Anónimo a 15 de Julho de 2009 às 16:05
acho que o facto da viagem demorar menos tempo do que pensava, ainda aumentou mais a minha viagem...
Pretendo casar para o próximo ano no Verão e em Setembro estava a pensar ir a um lugar paradisíaco porque um momento deste o justifica e como deve imaginar irei com o meu namorado...
mas realmente pensei que a viagem fosse mais longa...
Não querendo ser muito exaustiva, gostaria de lhe perguntar qual a companhia mas segura ou que oferece melhores condições de viagar...
Tb gostava de conhecer outros lugares, nomeadamente cuba, punta cana, caraíbas e ibiza... qual destes me aconselha? caso já os tenha visitado?
e já agora as horas de voo...


De JoanaTorrado a 20 de Julho de 2009 às 15:17
Olá Catarina.

A viagem faz-se muito bem.
Quanto a companhia mais segura é uma questão muito relativa pois normalmente onde o cliente sente mais diferença é no conforto do avião, aterragem e pouco mais... Há companhias que tem a sua fama, devido aos pilotos, serviço, cadeiras, etc. A TAP e a SATA, ambas companhias que voam para Cabo Verde têm muito boa fama principalmente pelos seus pilotos experientes.

Dos locais que referiu já visitei Punta Cana e alguns locais das caraíbas, para punta cana são umas 7/8 horas se não me engano. Quanto às caraíbas em geral aconselho vivamente um cruzeiro por uma das zonas das caraíbas:

Lisboa - Miami e em Miami apanhar um barco cruzeiro como o Carnival e fazer uma rota como Jamaica, Ilhas Caiman e Cozumel no México. É um tipo de viagem que marcada com antecedência não fica assim tão cara e se aproveita muito bem! Tudo é uma questão de ver com antecedência todas as hipóteses.

Se tiver alguma dúvida esteja à vontade, no que puder ajudar :)


De catarina a 15 de Julho de 2009 às 16:06
peço desculpa esqueci-me de me identificar...
mas o comentário acima descrito é meu


De Raquel a 20 de Julho de 2009 às 14:56
olá
vou fazer uma viagem a Cabo Verde em Agosto e gostava de uma opinião de alguém q já lá tenha estado. nao tenho nenhuma das vacinas pra doenças típicas de países tropicais, o que n sei é se é melhor levá-las ou nao.
Tou a fazer grandes expectativas em relação a esta viagem, espero q valha a pena..


De JoanaTorrado a 20 de Julho de 2009 às 15:04
Olá Raquel.

Vai valer a pena :)
Quanto às vacinas não se preocupe, normalmente os médicos não dão qualquer indicação acrescida para quem vai para Cabo Verde. Aconselho que leve repelente de insectos pois pode apanhar.

Boa viagem!


De Raquel a 20 de Julho de 2009 às 17:38
Obrigada Joana!
Dá sempre jeito umas dicas..
Tou muito entusiasmada.
Talvez me possa esclarecer numa outra coisa:
quanto ao dinheiro, n sei bem como fazer, nem quanto levar..


De JoanaTorrado a 20 de Julho de 2009 às 19:02
Olá.

Isso depende em que regime de alimentação vai. Quando fui ía com pensão completa, e neste caso apenas é necessário levar algum para os passeios que queira comprar e dinheiro que queira gastar por lá.

Sinceramente não me lembro o preço dos passeios, mas na Ilha do Sal fizemos apenas um pela Ilha toda, já dá uma ideia.

Caso vá em regime apenas de pequeno almoço ou só meia pensão aí já é melhor levar mais dinheiro, pois a alimentação é cara.

Nunca convém levar-se muito em dinheiro, grande parte dos sítios aceita cartão, apenas nas lojinhas é que é melhor pagar com dinheiro.


De Raquel a 21 de Julho de 2009 às 15:01
ok, certo..
por acaso vou só com peq almoço, acho q as tres refeiçoes no hotel, limita-me muito os horarios e n posso afastar-me "à vontade". poder até posso, mas assim acho q é melhor pra mim. tenho de pesquisar bem e cambiar algum entao, mas como n tinha bem a noção do nível de vida lá, assim já me deu umas luzes ;)
obrigada mais uma vez!


Comentar post

mais sobre mim

Para questões relacionadas com o Blog: Enviar email


visitante(s) em linha
pesquisar
 
posts recentes

Chicago - uma cidade fant...

“The Fabulous Las Vegas” ...

Estados Unidos da América

O Mundo das Viagens mais ...

Viena de Aústria

Eurodisney

Paris

Turismês - termos de turi...

Aniversário

De volta!!!!

arquivos

Maio 2012

Dezembro 2011

Agosto 2011

Maio 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Junho 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Agosto 2007

Junho 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

links
tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds